terça-feira, agosto 7

TESTEMUNHO // Soberba espiritual // Evangélica de porta de buteco?


Testemunho/Soberba espiritual

De alguns meses pra cá tenho observado algumas pessoas e me deparei com alguns irmãos soberbos espiritualmente.

Quando lia ou escutava testemunho das pessoas, sempre ficava de cara como Deus pode resgatar as pessoas mais desgraçadas e limpá-las como se fosse lãs das mais branquinhas, rs, e pensava nem tenho testemunho, minha vida é sem farsas sou quase uma imaculada gospel hahahahah, e cá estou para contar o meu testemunho e um breve estudo que fiz em relação a soberba espiritual.

Dos poucos que me conhecem sabem, que eu tenho um poucos menos do que 3 anos de cristã, de crente como se diz minha mãe e a maioria dos meus conhecidos, mais na realidade eu nasci novamente, me converti de fato a uns 8 meses.

No final do ano de 2011 tive momentos de pura agonia e estresse, sabe quando tudo o que você fez e tudo o que você já tentou acobertar são jogados no ventilador cerca de segundos? Foi bem isso o que aconteceu, muita merda junta sendo jogadas no ventilador, a máscara literalmente caiu, hahahah. Entrei em crise, desespero total e em um momento de tristeza profunda ouvi a voz do Pai me dizendo que eu teria 2 escolhas: ou eu continuava sendo “evangélica” de porta de buteco ou eu morria de uma só vez para esse mundo. E hoje em dia vejo que foi necessária essa cagada toda na minha vida pra que eu acordasse de uma só vez.

Não se espantem com esses termos irmãos, mais eu falo de mim oks? Eu me via e vivia assim. E o que era uma evangélica de porta de buteco? Era fingir para os outros e para mim mesma que eu era crente quando era conveniente para mim, exemplo: Eu ia para os cultos na quarta e no domingo, ficava sentada ouvindo as pregações do meu Pastor e falando amem, amem, amem, era totalmente automático. Passava esse “tempo” com Deus, cantarolava umas musiquinhas de crente, e achava que estava na presença de Deus, que eu estava cheia de vida, no entanto quando surgia alguma festinha ou se alguém me chamasse pra beber onde eu estava? Na igreja orando? Ahahahah não mesmo eu dizia sim, e irmãos, por favor, não me entenda mal, não sou contra festinhas, shows, eventos em geral, mais a partir do momento que aquilo me tira do foco de Cristo e me transforma em outra pessoa tanto no falar, agir, ser, imediatamente temos que analisar o fato de você estar presentes nesses locais ou não.  E eu ia pra essas festinhas me divertir, tomar umas doses de vodkas bem generosas para encobrir minha “tristeza”.

Diversas vezes eu escutava: Crente bebe? Crente fuma? Crente (me desculpa a palavra, mais era o que eu ouvia) crente “trepa”? E eu na minha santa imaculada ignorância, falava que sim, que não tinha nada haver, que não era só porque a pessoa era evangélica que tinha que se privar dessas coisas, não tinha noção do que eu estava falando e afirmava isso irmão, eu afirmava que uma vida assim era muito boa.

Não tinha base, não tinha conhecimento, não respeitava a Santidade de Cristo, não sabia eu o que Deus estava preparando pra mim, hahahah.

Até que depois de muito tempo nessa vida, a tristeza acabou me consumindo, um vazio que eu infelizmente não conseguia preencher mais com festas de Dubstep, hip hop, rock, ragga e outras mixarias que tem aqui no DF, nem com pinga, dose de vodka, doce, bala seja lá que tipo de entorpecente eu usasse, não adiantava de nada, a tristeza permanecia, no dia seguinte o vazio gritava maior do que qualquer sensação momentânea, qualquer viagem que as drogas e a bebida poderia me causar, podia passar a noite bebendo litros e mais litros de cerveja que não adiantavam mais de nada, as festas já não tinha aquele brilho pra mim, aquela galera meio que zumbizando no meio da pista, tentando provar pra elas mesmas de que são felizes, aquilo irmão foi como uma voadora na minha cabeça.

Os boys tentando passar a imagem de fodões azarando todas as minas, de preferência as mais “altinhas” de bira pra não dar tanto trabalho, enquanto as mina usando o vestido mais descolado ou aquele pisante da ultima moda, bebendo ao ponto de não se segurar em pé, tropeçando, falando alto, tentando de alguma forma seduzir ou mostrar que é a pessoa mais alto astral e mais descolada da festa!! E sim estou falando de mim, mais sei que muitas minas tem essa postura também, quer sentir como? Fica um dia sem beber em uma dessas festinhas pra você ver a bagaceira com outros olhos.

Ate que no final do ano de 2011 precisamente no mês de Novembro, minhas mentiras foram descobertas da pior forma possível, tudo aquilo que eu tentava esconder dos outros e ate mesmo de mim mesma foram descobertos e colocados na minha cara, tipo esfregado mesmo, na verdade acho que dei um tiro na minha própria cabeça, brinquei tanto com fogo que acabei me queimando.

Toda farsa, todo titulo de crente de porta de boteco foram estraçalhados, em 1 semana minha vida virou um inferno, mentiras descobertas, decepções, desilusões, morte espiritual, tudo ao mesmo tempo irmão, a minha casa tava um inferno. Fiquei mal durante 3 meses, tomando remédio pra dormir, tive gastrite nervosa, complicações no meu ciclo menstrual, não parava de chorar. Tive ajuda de algumas pessoas nessa época e agradeço pela disposição de cada uma, até que Deus me mostrou aqueles 2 caminhos: ou eu continuava no mundão me rotulando de evangélica descolada, ou eu morria de uma só vez para essa palhaçada que era viver.

Me lembro das palavras do Arthur, irmão que congrega com a gente na Vivo Por Ti, em um culto na quarta ainda nas noites do Conic em meio aos crackelados e tiros do alem (quem congregou lá sabe do que eu estou falando, hahahah) onde ele falou sobre a morte, a partir do momento que entendemos o que é a morte e a vida, temos uma nova concepção para a realidade. Um trecho que ele falou, me chamou muita atenção, ele perguntou assim:
- O que é vida pra você irmãos? O que é de fato a morte?

Aquilo mexeu comigo, porque eu tinha me perguntado isso quando minha vida estava um inferno meses atrás, lembro que eu estava sentada no meio fio na asa norte, com um calor de meio dia na cabeça e pensando que vida é essa? Chorando desesperada, tentando explicar o que estava claro e com provas, tentando justificar a merda toda que já tinha acontecido, até que sentei e pensei: Que vida é essa? Não quero mais viver nada disso, não quero mais viver.

 Eu queria que isso tudo acabasse, queria que aquele pesadelo acabasse, e foi então que depois de um tempo pude compreender e ouvir claramente a voz de Deus me acalmando, sim sou cabeça dura, precisei de alguns dias para entender de fato o que Ele me falava, Ele dizia: minha filha porque você tá sofrendo assim?? Porque você não morre de uma vez para essa vida, tire esse peso do seu coração, eu tenho a herança da vida eterna pra te dar.

E mesmo assim eu não compreendia muito bem...Lembro que nesse dia tomei uns 3 comprimidos para dormir, e no dia seguinte eu estava com uma ressaca tão sinistra que foi a mais forte do que toda a cerveja que eu já tomei nessa vida, parecia que eu tinha tomando todas as garrafas de vodkas do mundo, era um peso irmão, era uma sensação de que eu estava em trevas e estava mesmo, tudo dava errado. Algumas pessoas queridas saíram da minha vida nessa época, a cada pessoa que saia era como se uma parte do meu corpo fosse arrancado de mim, até que pude entender depois de muito tempo, que não eram as pessoas que tinham que sair da minha vida, e sim eu,  não porque elas estavam me matando, mais sim porque eu estava matando elas. Hoje isso tudo ficou claro pra mim, Deus me fez entender isso.


A voz dEle era clara, Ele dizia: se afaste, enquanto você viver essa vida hipócrita, sujando a minha noiva, falando uma coisa e vivendo outra, se afaste de TODOS, até que você decida morrer pra tudo isso o que você tem vivido. E foi ai que decidi morrer. Pensei pior tá não pode ficar!!
Engano meu, rs, costuma-se dizer que quando você morre pro mundo é que a guerra começa, e irmão digo isso com conhecimento porque passei, é guerra em cima de guerra, é provação em cima de provação,você começa enxergar aquilo o que você não enxergava,  mais o meu alívio e minha alegria, é que hoje em dia eu sei o valor do sangue de Cristo que foi derramado por mim, por todos nós, todos sem exceção!! Muitos são chamados e poucos são escolhidos, o bagulho é loco e o processo é lento como diz o Mano Brown, e realmente é mesmo!!

Hoje em dia eu pude entender o que isso significa, é uma felicidade tão grande irmão que não cabe no meu peito, todas as correntes que antigamente me prendia não me prendem mais, tudo aquilo que um dia consumia minha mente, hoje em dia não consome mais. Eu era cega e hoje enxergo uma vida sem peso. Sabe por quê? Porque nosso Senhor me comprou, porque somente Ele é meu dono, me doe tanto em saber que Cristo nos comprou por um preço muito alto e muitas das vezes não temos a dimensão e o significado disso, e quando caímos na real, toda provação, toda guerra, tudo irmão TUDO é fichinha perto da felicidade de sentir esse amor, de ser completamente preenchida pelo amor dEle.

Aquela sensação que eu tinha antigamente sob efeito de álcool ou drogas, é fichinha perto da felicidade e do amor que sinto vindo dEle. É meio louco de entender, mais como se diz meu Pastor: a lógica de Deus é totalmente contrária da lógica dos homens, não tente entender, apenas obedeça rs. E eu aprendi a obedecer, aprendi que a cada dia preciso mais do amor e da misericórdia dEle, porque não sou nada, e essa luta é diária, tirar nosso egocentrismo de jogo é muito difícil, nosso EU, nossas vontades, nossos desejos, é difícil irmão, mais creio que todos que morrem de fato pra essa falsa vida, sabem o peso que é morrer para suas vontades dia após dia, deixar que Deus governe completamente sua vida.

Lembro de Paulo falando: “Por causa de Cristo, porem , tudo o que eu considerava como lucro, agora considero como perda. E mais ainda: considero tudo uma perda, diante do bem superior que é o conhecimento do meu Senhor Jesus Cristo. Por causa dele perdi tudo, e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo, e estar com ele. “ FIL 3:7-9.


E porque decidi falar em relação à Soberba Espiritual? Para ajudar alguns irmãos a voltarem para a casa do Pai.

O que é soberba? O termo provém do latim superbia. No dicionário Aurélio, define soberba como: Orgulho, Altivez, Elevação, Arrogância.
Em outros sites, define soberba como: sentimento negativo caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais.

Porque coloquei como Soberba Espiritual? Porque infelizmente nesses últimos meses tenho escutado muito isso: Eu tenho mais conhecimento que você, tenho mais tempo de igreja do que você, já li a bíblia 4 vezes e você ta no começo, e irmão isso me mata, fico pensando: Meu Deus, como pode, a pessoa ao invés de utilizar o conhecimento que vem do SENHOR , que tu nos destes para encontrar a vida eterna, para não sentir mais sede, porque essas pessoas não utilizam isso para alcançar outras vidas? E não se envaidecer por tal conhecimento e julgar o próximo como um nada, sendo superior á ele e todo conhecimento dele?

Porque elas pensam que o conhecimento que elas têm vem proveniente somente delas?? Porque elas pensam que somente elas podem ser exclusivamente melhores do que as outras?

E entendam a diferença entre soberba e a inveja, enquanto o invejoso guarda tal sentimento para si, se remoendo internamente (talvez até com medo das denotações negativas que tal sentimento pode compor), o soberbo tende a se mostrar, pois está enamorado com a própria existência. O soberbo se sente auto-realizado, querendo mostrar-se para os outros a todo preço, querendo despertar a inveja e a admiração dos outros, como se isso elevasse sua estima ao máximo e lhe trouxesse prazer e como tem isso dentro das nossas igrejas irmãos.

Isso é terrível, o Apóstolo Paulo em sua carta para os Filipenses, nos alerta: Cap 3 vs 17: “ Irmãos, sejam meus imitadores e observem os que vivem de acordo com o modelo que vocês tem em nós. Uma coisa eu já disse muitas vezes, e agora repito com lágrima: há muitos que são inimigos da cruz de Cristo. O fim deles é a perdição; o deus deles é o ventre, sua glória está no que é vergonhoso, seus pensamentos em coisas da terra.” 

E hoje, com lágrimas nos olhos, eu compreendo o que Paulo queria nos dizer, de nada vai adiantar sermos soberbos, Paulo é um exemplo claro de humildade, todo conhecimento que ele tinha ele mesmo reconhece que vem do nosso Pai amado.  Antes, no mesmo capitulo 3  a partir do VS 13, ele fala: Irmãos, não acho que já tenha alcançado o prêmio, mas uma coisa eu faço: esqueço-me do que fica para trás e avanço em direção a meta, em vista do premio do alto, que Deus nos chama a recebem em Jesus Cristo.”

Então todos aqueles que dizem que conhecem demais que possam se anular, porque o conhecimento que vem do Pai não nos envaidece, Jeremias nos fala também, no capítulo 9 vs 22: “ Assim diz Javé: Que o sábio não se glorie da sua sabedoria, o forte não se glorie da sua força, e o rico não se glorie da sua riqueza. Se alguém quer gloriar-se, que glorie de conhecer e compreender que eu sou Javé, que na terra estabeleço o amor, o direito e a justiça, pois é disso que eu gosto.”

Muitos já caíram no golpe da soberba espiritual, e sinto em te dizer irmão que se você não vigiar um dia pode cair nesse golpe terrível também, porque achamos que sabemos demais, arrotamos aos 4 ventos que nosso conhecimento, nossa vida, nosso tudo é melhor do que o do outro, não se envaideça irmão, sejamos humildes um para com os outros, se for preciso corrigir alguém que não seja na base de arrogância, de méritos por saber demais do que o outro, não se vanglorie por levar uma vida totalmente plena, porque as vezes isso pode não estar de fato acontecendo com você. Você se julga tão superior ao seu irmão e, no entanto se esquece de que ele precisa da sua ajuda, lembre-se que seus dons e seus rios de água de nada valeram para si.

A correção da soberba ocorre única e simplesmente por meio da humildade. É agindo com simplicidade que conseguiremos combater a soberba nas suas mais diversas formas, evitando a ostentação, contendo as vaidades e olhando o mundo não apenas a partir de si, mas principalmente ao redor de si. Tem muito soberbo por ai que vê o mundo começando a partir de si, enquanto o correto seria que ele olhasse ao redor, comparasse, analisasse e traçasse seu caminho individualmente, com virtude e solidariedade.

João fala da importância da humildade, para sermos servos uns dos outros, e do que adiantara toda soberba se você não é capaz de servir o seu próximo, com ensinamentos, com exortação, com caridade, com amor? De nada, nada adiantara, devemos ser seguidores de Cristo e servir uns aos outros.
João no capítulo 13 vs 12 diz: “Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto , sentou-se de novo e perguntou: Vocês compreenderam o que acabei de fazer? Vocês dizem que eu sou Mestre e Senhor. E vocês têm razão; eu sou mesmo. Pois bem: eu, que sou o Mestre e o Senhor, lavei os se pés; por isso vocês devem lavar os pés uns dos outros. Eu lhes dei um exemplo: vocês devem fazer a mesma coisa que eu fiz . Eu garanto a vocês: o servo não é maior do que o seu senhor, nem o mensageiro é maior do que aquele que o enviou. Se vocês compreenderam isso, serão felizes se o puserem em prática.”

Depois disso eu pirei, como pode (oxente homi, como se diz o Pastor Anderson hahah), se Cristo que é Cristo nos ensina a servir uns aos outros, como que pode ter pessoas que se engrandecem por ter conhecimento e mais tempo de igreja do que as outras?? Deveriam seguir o exemplo claro que Cristo nos deixou: SERVIR, como eu gosto dessa palavra hoje em dia, rs, SERVIR uns aos outros, e irmãos esse servir é com tudo, se você fala bem ajude seu irmão que não desenvolveu ainda essa habilidade, se você escreve bem auxilie o seu irmão que ainda não escreve, se você tem 90 anos de igreja AUXILIE o seu irmão que é novo na fé, porque por mais que você tenha 90 anos de igreja eu te garanto que você pode levar uma rasteira da vida.
Se exortar de toda soberba espiritual, de todo conhecimento carnal, porque tudo vem do PAI, só Ele merece ser glorioso, e não nós com o mínimo de sabedoria que temos, não podemos nos envaidecer em hipótese nenhuma, porque os nossos olhos sempre estão em contato com o mundo carnal, sejamos além desse pensamento irmãos, que possamos servir de todas as formas, humildemente para que consigamos chegar a estatura de varões perfeitos.

“Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo. Que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros. Tenham em vocês os mesmos sentimentos que haviam em Jesus Cristo:
Ele tinha condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrario, esvaziou-se a si mesmo, assumido a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens. Assim, apresentando-se como simples homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz! Por isso Deus o exaltou grandemente, e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que , ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e sob a terra; e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.” Filipenses 2:3-11.


Fiquem na paz.

Cristina Mota.
Igreja em movimento // Taguatinga - DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário