terça-feira, março 27

Série // Vida da Igreja // A Igreja começa em Pedro, ou em Jesus?

Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: "Quem os homens dizem que o Filho do homem é? " Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas". "E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? " Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". Mateus 16:13-19 

 [ 1 ] Quem os homens dizem que o Filho do homem é? 

 Jesus não estava carente de ibope, ele não estava interessado em saber quantos seguidores possuía no twitter; sua pergunta sobre o que os homens diziam sobre quem Ele é, está fundamentada no interesse de gerar vida neles, só quando os homens recebem, e respondem essa pergunta, é que poderão obter vida genuína. 
Se não fazermos as perguntas, não iremos obter as respostas, e nesse caso criamos nosso "jesus", e nossas verdades sobre Ele, sua vida e seu propósito. 

 [ 2 ] Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; e, ainda outros, Jeremias ou um dos profetas". 

 Essas respostas afirmam que tais pessoas não poderão receber aquilo que Jesus tem a oferecer à humanidade. 


[ 3 ] E vocês? ", perguntou ele. "Quem vocês dizem que eu sou? 

 Jesus está cheio de anseio para que os homens façam perguntas, para que eles recebam as respostas que irão definir suas vidas hoje, e apresentá-las à eternidade. 

 [ 4 ] Simão Pedro respondeu: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo". 

 Feliz o homem que recebe tal resposta, pois ela não é retirada de livros, de cartilhas, de especulações; ela é concedida por Aquele que faz o homem nascer do Espírito (João 1:13), da Verdade, vem Daquele que constrói o homem em material imperecível. 

 [ 5 ] Respondeu Jesus: "Feliz é você, Simão, filho de Jonas! Porque isto não lhe foi revelado por carne ou sangue, mas por meu Pai que está nos céus. 

 Eu me alegro muito em contemplar todo o processo de formação da identidade de Pedro, enxergar o momento em que seus dons são ativados, e seu destino liberado. Aquilo que consideramos piada na vida de Pedro, ao ponto de fazemos chacotas em nossas pregações, creio que para Jesus era um motivo de grande alegria, pois por mais que Pedro fosse cheio de limites, fraquezas e falhas [ ...] ele possuía a revelação de que Jesus era o Cristo, e para Jesus esse é o material necessário para a construção da vida do homem na Vida de Deus, Ele não precisa de nossas habilidades naturais, Ele não precisa de nossa inteligência, Ele precisa que tenhamos a revelação de quem Ele é - só assim conseguiremos ser gerados, e erguidos Nele, e por Ele, só assim nossa vida começará a ser eterna, e entrará em processo de aperfeiçoamento até ser semelhante à Dele. 

 E quando você se converter, fortaleça os seus irmãos". Lucas 22:32 

 [ 6 ] E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. 

 Existe muita teoria e controvérsia sobre esse verso, muitos afirmam que em Pedro começa a Igreja do Senhor Jesus. 

Jesus está formando sua Igreja em Pedro? 
jamais! 

Pedro, como todo o restante da humanidade é material frágil e totalmente perecível; Jesus fundamenta e gera sua Igreja em si mesmo, é a partir Dele que a Igreja surge, todo aquele que possuir a revelação que Jesus é o Cristo, O que foi gerado na intimidade, e na Vida do Deus vivo - Que veio plenificar todas as coisas através de sua morte e ressurreição [...] será fundamentado e gerado como sua Igreja. 

 - Você é Pedro (fragmento de pedra, pedregulho) - Fundamentado e gerado em Jesus, Pedro será parte da construção do Corpo de Jesus que irá redimir a criação. 

 - e sobre esta pedra edificarei a minha igreja 

A Pedra aqui não é Pedro, mas a revelação que Pedro obteve da parte de Deus. Pedra (Rocha), Jesus se apresenta como Pedra angular, a Pedra inaugural de todo edifício ou construção. 

 - esta Pedra 

Esta: Se usa quando quer se referir a algo que está próximo a nós. 

E o que estava perto deles naquele momento era a revelação da identidade de Jesus, por isso ele insistiu tanto para saber o que diziam ao seu respeito, por que quando recebemos a revelação de quem é Jesus, Ele nos concede revelação de quem somos. O próprio Pedro citou que Jesus era a Pedra, em situação relatada por Lucas no livro de Atos: 

 Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, em nome desse é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. Atos 4:10-12 

 [ 7 ] Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". 

 Muitos afirmam que Pedro recebeu chaves aqui, mas a chave não é concedida para Pedro, é concedida para a Igreja, é concedida para a realidade e organismo que surgiu a partir daquele momento. Deus nunca considerou um individuo como parte total de sua vontade e propósito; precisamos através da revelação sobre a identidade de Jesus formar um corpo Nele, por Ele, e para Ele; corpo esse que em pleno funcionamento tem o poder de conectar os céus a terra. 

 Se você possui a revelação que Jesus é o Cristo, você é, e vive Igreja. Se não és, nem vive é porque você inventou seu "jesus". E você correrá grande perigo. Não seja como Judas que por ter um jesus inventado acabou em morte, entre no processo como Pedro até que obtenha a revelação e seja gerado em vida real, perfeita e eterna. 

 Anderson 

Nenhum comentário:

Postar um comentário