terça-feira, março 27

Ensina-me, ensina-me, ensina-me! - C. H. Spurgeon





Dá-me entendimento, e guardarei tua lei; de todo meu coração a observarei.
(Sal 119.4)


Dá-me entendimento, e guardarei tua lei. Há aqui a mesma oração ampliada, ou, melhor, um suplemento que a intensifica. Ele não só necessita de instrução, mas também de poder para aprender; quer não apenas entender, mas também a obtenção de entendimento. A quanta miséria o pecado nos arrastou; pois ainda nos falta a faculdade para a compreensão das coisas espirituais, e seremos completamente incapazes de conhecê-las até que sejamos dotados de discernimento espiritual! Deus, em cada ato, nos dará compreensão? Esse é um milagre da graça! Entretanto, jamais será operado em nós até que tenhamos consciência de nossa necessidade; e nem mesmo descobriremos que somos carentes, até que Deus nos dê uma medida de compreensão para percebê-lo. Vivemos num estado de complicada ruína, da qual nada, senão a multiforme graça, pode livrar-nos. Aqueles que sentem sua estultícia são, mediante o exemplo do salmista, encorajados a orar por entendimento; que cada um, pois, pela fé clame: "Dá-me entendimento." Outros o tiveram; por que ele não me atinge? Ele foi um dom para eles; o Senhor não mo concederá graciosamente também a mim?


Não devemos buscar esta bênção simplesmente para nos tornarmos famosos em sabedoria, mas para que sejamos abundantes em amor pela lei de Deus. Aquele que tiver entendimento aprenderá, recordará, entesourará e obedecerá à lei do Senhor. O evangelho nos dá a graça para guardarmos a lei; o dom gratuito nos guia ao serviço santo; não há outro caminho para se alcançar a santidade senão pela aceitação do dom divino. Se Deus no-lo der, guardemo-lo; porém jamais guardemos a lei afim de obter a graça. O resultado seguro da regeneração, ou a obtenção do entendimento, é uma pia reverência pela lei e uma firme resolução de guardá-la no coração. O Espírito de Deus nos faz conhecer o Senhor e entender o máximo de seu amor, sabedoria, santidade e majestade; e o resultado é que passamos a honrar a lei e a entregar nosso coração à obediência da fé.


Mathew Henry sabiamente observa que "um entendimento iluminado consiste nisto: aquilo pelo que somos devemo-lo a Cristo; pois 'o Filho de Deus veio e nos deu entendimento'" (ljo 5.20). Qualquer escritor pode oferecer-nos algo para compreender, mas somente o Senhor Jesus pode dar-nos entendimento propriamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário