terça-feira, maio 29

5 duras verdades para implantadores de igrejas // Lidere bem sua família

5-duras-verdades
veja a relação das 5 duras verdades para implantadores de igrejas
por Dustin Neeley

Eu estava deitado no chão, empurrando Tomas, a locomotiva [1], em torno de sua pista de madeira e percebi que meu filho de dois anos estava conversando comigo durante os últimos 30 segundos, mas eu não havia escutado uma palavra do que ele tinha dito. Em vez disso, eu estava muito preocupado pensando sobre a igreja  — momentos preciosos que foram, para nunca mais voltar. Outros plantadores de igrejas, pastores ou líderes de ministério conseguem se identificar? Eu sabia. Todos nós conhecemos as histórias trágicas de esposas e filhos de pastores e plantadores de igrejas que crescem odiando a igreja. A maior tragédia é que eu acredito que a maioria destas histórias nunca deveria ter sido contada. Em vez disso, as histórias existem porque o líder da casa está falhando em conduzi-la bem.

Três Verdades Desafiadoras

Aqui estão algumas verdades que eu espero que o desafie a liderar fortemente sua família enquanto sendo um plantador de igreja ou pastor:
1. A igreja pode ter outro pastor, mas seus filhos não podem ter outro pai. Gostando ou não, nós só temos uma chance de educar nossos filhos. Eu converso o tempo todo com pais, que lamentam a sua ausência durante os anos de formação de seus filhos por trabalharem demais. Mesmo que isso aconteça muitas vezes com pastores, não deveria ser assim. Nossas credenciais bíblica para o ministério lidam principalmente com a forma como conduzimos nossas famílias e nosso próprio caráter, e não com quão eficaz estamos no ministério. E lembre-se, ninguém chegará ao final de sua vida dizendo: “Eu gostaria de ter passado mais tempo trabalhando no meu blog.” Seja a exceção, não a regra.
2. A igreja pode ter outro pastor, mas sua esposa só tem um marido — e ela precisa de um bom. Muitas vezes, nossas esposas tomam o impacto da pancada de nossos ministérios: elas nos mantém inteiros, ouvem nossas queixas e ouvem a queixa dos outros sobre nós e experimentam a angústia de como lidar com isso de uma forma centrada no evangelho. Ouça de alguém que muito falhou antes nesta área: faça o máximo possível para estabelecer limites claros entre a igreja e o lar, e, frequentemente, verifique se ela gosta ou não de ser parte da igreja. Se ela não quer frequentar a igreja onde você é o pastor, então isso é um problema que você precisa lidar.
3. Um dia de folga não é apenas uma boa ideia. É essencial. Uma folga semanal é tão especial em nosso lar como um cartão de basebol de 1910 do Honus Wagner. É o dia que nos divertimos, comemos comida chinesa em um shopping, e não conversamos sobre a igreja. Nossa igreja sabe sobre a “folga semanal” porque eu a menciono nos sermões, programa tudo em torno dela, e, a menos que alguém esteja sangrando na sua cozinha, não a violo. Meu ministério e minha família são muito importantes. Escolha um Sabbath, o mantenha  e lute por ele. Sua alma e sua família vai agradecer. Nunca se esqueça: O primeiro rebanho que você lidera não é aquele que se reúne aos domingo, mas aquele que vive em sua casa. Você está os conduzindo bem?


http://www.tempodecolheita.com.br

Um comentário: