terça-feira, maio 29

5 duras verdades para implantadores de igrejas // Pense híbrido


5-duras-verdades

por Dustin Neeley

Garotos Bons, Garotos Maus

Sim ou não? Preto ou Branco? Futebol ou Pólo?
A maioria de nós prefere um mundo no qual os garotos bons usam bonés brancos e os garotos maus usam bonés pretos, mas normalmente não é este o caso. A verdade, normalmente, se encontra em algum lugar intermediário.
Creio que o mesmo seja verdade em relação à implantação de igrejas.
No mundo de hoje onde o interesse em implantação de igrejas explodiu, muitos movimentos e denominações propagandeiam suas marcas como se elas fossem “o caminho” para se obter sucesso na implantação. Entretanto, por causa do nosso mundo caído, nenhum de nós está completamente certo sobre nenhum assunto.

Além disto, implantadores de igrejas são conhecidos por rotularem uns aos outros. Em qualquer reunião, não é incomum ouvir os caras perguntando um ao outro, “Então, você é um seguidor do Piper ou do Andy Stanley?” ou então “Você crê nas igrejas nos lares ou nas grandes igrejas?”. Ao ter este tipo de questões respondidas, nós imediatamente formamos uma opinião sobre o nosso irmão e a “legitimidade” do ministério dele à luz de nossas próprias pressuposições, e consequentemente colocamos em dúvida qualquer coisa que possa vir a dizer.
Eu creio que as Escrituras colocam limites apropriados para o que é e o que não é aceitável em nome do ministério evangélico. E todos nós poderíamos debater sobre a legitimidade de se colocar um tanque no palco para se ilustrar um ponto do sermão. Mas meu medo é que gastemos tempo de mais tentando descobrir a que “tribo” nós pertencemos e acabemos falhando na tarefa de ouvirmos e aprendermos com tribos que não sejam as nossas. Com certeza você pode discordar de alguns elementos do ministério de outro pastor, mas será que isso significa que qualquer coisa que venha deste ministério deva ser automaticamente descartada devido à sua origem?

Pense Híbrido

Eu gostaria de te encorajar a tomar um caminho diferente: PENSE HÍBRIDO.
Dictionary.com define “híbrido” como “qualquer coisa derivada de fontes heterogêneas, ou composta de elementos de tipos diferentes. Por exemplo, um híbrido do mundo acadêmico e dos negócios”
Eu creio que podemos aplicar de forma efetiva este tipo de pensamento em quase todas as áreas da vida e do ministério – da contextualização, metodologia e filosofia de ministério à pregação e pequenos grupos. “Pensar híbrido” é beber de poços diversos ao invés de beber de apenas um. Assim, podemos maximizar os pontos fortes de nossos heróis enquanto minimizamos suas fraquezas, ao invés de as reproduzirmos em nossos ministérios.
Poe exemplo, meu próprio método de implantação de igreja foi influenciado por todo mundo, desde Mark Driscoll a John MacArthur passando por Andy Stanley, Mark Dever e Neil Cole. Estes são nomes que normalmente você não ouve na mesma frase, a menos que a frase também inclua as palavras “em uma jaula de ferro enfrentamento mortal”, mas todos estes irmãos têm algo para nos ensinar e nós seríamos sábios se considerássemos e guardássemos seus conselhos.

Seja Humilde e Aprenda com Outros

Para caminhar em direção do “pensar híbrido”, eu quero te encorajar as seguintes disciplinas:

1. Leia e ouça de forma ampla.

Implantadores de igrejas e pastores tendem a ouvir apenas aqueles com quem eles concordam. Isso pode parecer gratificante no começo, mas pode acabar por abafar a criatividade e reproduzir no seu ministério o mesmo tipo de “pontos cegos” presentes no ministério dos nossos heróis. Seja corajoso. Leia um livro ou subscreva a um podcast de alguém que esteja fora da sua tribo para ver o que Deus pode te ensinar. Leve o que você puder e deixe o resto para trás. Ao fazer isso, deixe o processo moldar suas convicções e pensamentos.

2. Faça amizade com alguém de outra “tribo”

Uma coisa é discordar de um livro escrito por alguém que você não conhecerá até se encontrarem no céu, outra coisa é tomar café da manhã com esse cara. Marque um café da manhã com um cara na sua cidade que você saiba não é como você, e veja o que Deus pode te ensinar através deste encontro.

3. Seja humilde.

Os homens por quem eu nutro o maior respeito são aqueles que possuem grande convicção, mas que também estão abertos à correção. Será que isso poderia ser dito sobre você? Ou sua insegurança é tão forte a ponto de você não poder ser questionado? Se este for o caso, leia Filipenses 2 e ore por humildade em sua vida e busque se arraigar na realidade do evangelho.
Ao fazer isso, creio que você se tornará mais apto para “pensar híbrido” para a glória de Deus e o bem do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário