terça-feira, maio 29

5 duras verdades para implantadores de igrejas // Seja perseverante


5-duras-verdades

por Dustin Neeley

Implantar uma igreja é mais difícil do que você pensa. E isso não é apenas algo que os implantadores de igreja falam – é a realidade mesmo.
Ao longo dos últimos cinco anos, eu estive desapontado, desiludido e humilhado por diversas pessoas e problemas. Entretanto, pela graça de Deus, aqui estamos nós como uma igreja que não está apenas sobrevivendo, mas florescendo e plantando outras igrejas.
Um dos segredos? Persistência.
A boa e velha perseverança do evangelho.
Uma qualidade que, na minha experiência, eu tenho visto estar ausente em muitos plantadores de igreja. Muitos homens estão interessados em ter um site maneiro, um Mac, e o último livro do Driscoll, mas quantos estão dispostos a permanecer firme mesmo quando o percurso aumenta o sue grau de dificuldade? Muito poucos, eu creio que a ausência de persistência é o motivo porque tantos implantadores de igreja se apagam, envergonham ou se despendem nos primeiros cinco anos e fecham suas igrejas.
Concordando que persistência seja uma necessidade para o sucesso missional, o que podemos fazer para desenvolvermos persistência em nossas vidas?
  • Reconheça que Deus está no controle.
    Na segunda carta de Paulo ao seu aprendiz Timóteo, ele escreve “Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério” (2 Tm 4.5). Ele diz o mesmo para nós hoje. Seja disciplinado. Fique no percurso. Cumpra o seu ministério pelo poder de Deus agindo em você.
  • Aprenda a receber um murro.
    Já foi sabiamente dito que homens sábios transformam críticos em técnicos. Ao crescermos como líderes, seremos sábios se buscarmos o que há de precioso nas mais duras críticas, mesmo nas críticas mais doloridas, e procurarmos aprender com (e não repetir) os nossos erros.
  • Considere o exemplo dos que vieram antes.O “Hall da Fé” em Hebreus 11 é um baita encorajamento para implantadores de igrejas. Ver que compartilhamos da mesma missão que Abraão, Moisés, Josué e todos os outros heróis, é um grande encorajamento em tempos de dificuldades. De repente, à luz de um homem a quem foi pedido que sacrificasse seu próprio filho, ser expulso do prédio pode não parecer algo tão ruim assim.
Existem muitas, muitas coisas que eu mudaria nos meus últimos cinco anos como implantador.
Mas uma coisa que eu não mudaria é como Deus fez crescer persistência em mim através dos momentos difíceis. Que Ele possa fazer o mesmo em você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário