sexta-feira, outubro 26

Provérbios de um discípulo /// 84

Vamos para a Igreja para encontrar Deus, quando deveríamos "Ser" e "Ir" porque já o encontramos, habitando em nós nos colocou em missão através de seu Filho.

A Igreja é Cristo...
Igreja não é o lugar onde congrego, não é o formato que julgo ser relevante para a cultura na qual estou inserido. Antes de qualquer coisa, a Igreja é um relacionamento pessoal entre Jesus e o indivíduo, antes de falarmos sobre qualquer manifestação coletiva sobre a Igreja, precisamos entender que ela primeiramente é uma experiência com Jesus em revelação pessoal. Sem isso, toda a experiência coletiva é imperfeita, e gera a médio e longo prazo realidades que impedem a eficácia da Igreja, passamos a definir a vida cristã através da frequência e não mais pelo caráter de Cristo.

Igreja não é a experiência do outro, igreja é a sua experiência. Igreja é aquilo que és por está em Cristo (...) como indíviduo e como membro de um corpo.

Quanto mais os homens desprezam a Cruz de Cristo, mais eles jogam gasolina em nosso coração, mais visceral se torna nossa unidade com Ele.

Quanto mais o mundo se esfria, e a "igreja" torna-se uma meretriz (...) mais eficaz é a revelação de Jesus por meio de sua "Noiva".

Nossa experiência com a Igreja se encontra em Jesus, a atitude ou a experiência do outro não poder definir a minha.

O esfriamento da fé dá-se ao coração que "espera" casar-se com um Noivo no qual não reside o prazer da alma, esperamos um estranho, por isso não temos motivo para perseverar até seu retorno. Um coração que o ama produz uma fé vibrante por crescer em conhece-lo.

Quem não assume responsabilidades sempre procura por culpados.

Temos que assumir as consequências das nossas escolhas, e parar de colocá-las na conta dos outros.

A minha fé perde sua beleza, fundamento e expressão quando ausento-me de "responsabilidades" para com o Senhor, para com a família, para comigo mesmo, para com a Igreja, para com a cidade; ela passa a não ter motivo de ser, perde sua vivacidade, não é mais uma questão de Cristo vivendo em mim, passo a criar amuletos para confirmar que de alguma forma estou em Jesus, mesmo que minha vida negue essa verdade. E quando digo isto, não falo que fui para o mundo viver seus prazeres, estou na Igreja aos domingos com cadeira cativa, com fama de que vivo, mas estou profundamente morto.

Ver o adultério da "igreja" não esfriará que tem um relacionamento pessoal com o Deus da Igreja.

A "missão" que não começa primeiramente em nós, não é obra de Cristo.

É o caráter de Cristo que nos coloca em missão, "a obra pela obra" nunca nos dará esse caráter, nossa missão será apenas "religião" rito, medo ou ego. A "missão" que não começa primeiramente em nós, não é obra de Cristo.

A missão é o resultado do amor de Deus que opera eficazmente em nós, e a partir de nós. A obra não é apenas trabalho do corpo, é constragimento do coração, é fogo visceral no âmago daquele que está em intimidade com o Senhor.

Fé não é receber algo de Jesus, fé é está Nele (...)

"Fé" que está presa ao senso de vitória, conquista e prosperidade não consegue de fato revelar a totalidade do Evangelho, não está pronta para encarar a perseguição, o martírio e o encargo das dores de parto da Cruz de Cristo, pois ela associa sua felicidade no que se recebe, não consegue ser satisfeita em sua união com Cristo, portanto, não consegue ser Sua revelação entre os homens. Demonstra está em Cristo através dos bens recebidos, e não através da vida recebida.

a Fé triunfalista não está em missão, está de férias enquanto o homem morre ao seu lado.

O deserto não é a vontade de Deus, é o meio para que ela se realize e nos amadureça. Fé que não é construída na crise não reconhece o motivo de ser, e não possui respostas para os que pedem seu motivo.

A Igreja está em nossa união com Cristo, fora desta realidade podemos ir infinitas vezes a "Igreja" e nunca encontraremos o que só pode ser achado na intimidade com Ele. A experência individual constrói a Igreja como Corpo, o Corpo só ganha significado e expressão quando o membro está ligado a Cristo.

A experiência coletiva é vazia e tornar-se utilitária quando estamos divorciados do Noivo.

Ninguém casa-se com um estranho. Baseados nisto temos que perceber se não estamos estranhos para com Jesus, pois sem dúvida ninguém é apresentado ao Noivo no dia do casamento (...) Jesus tomará para si a Noiva que Ele conhece, a Noiva que Ele gerou por intermédio de seu próprio caráter.
Se Jesus não nos conhece "hoje" em Sua intimidade, não podemos supor que estaremos com Ele em seu retorno.
Mas ele respondeu: Em verdade vos digo: não vos conheço!
Mateus 25:12

O lugar da Igreja não é na "Igreja", o lugar da oração não é na oração, o lugar da adoração não é na adoração, o lugar de tudo que somos e fazemos é no Senhor, fora Dele tudo torna-se ídolo e orgulho.

Construímos nosso conceito de Igreja baseados em nossas decepções, quando deveríamos construi-lo em revelação através do relacionamento que temos com Jesus. Nossas decepções geram nossas próprias ideias, a revelação faz com que a realidade dos céus esteja em fluxo constante através de nós para com a terra, e através da Igreja em conceito, construção e revelação através do Cristo Vivo.

A Igreja não é um lugar, é uma realidade para os que estão em Cristo Jesus.

Dizer que somos cristãos quando residimos em uma zona de conforto (...) é a mesma coisa que afirmar que enquanto o Cristo salva o mundo através de uma cruz, nos encontramos de férias.

Ser chamado de Cristão é ser reconhecido em missão, não existe uma outra posição para o seguidor de Cristo; quem o segue torna-se automaticamente luz do mundo e sal da terra.

A Igreja que você "vai" depende da Igreja que você "é"...
antes de ter um juízo condenatório para com sua comunidade de fé, critique-se a si mesmo pois ela não possui vida própria. Ela depende do estilo de vida que seus membros possuem fora Dela (...) pois é isso que os mesmos darão a Ela. Vejas se não estás sendo daqueles que produzem a morte e egoisticamente querem colher vida.

::: Anderson

Nenhum comentário:

Postar um comentário