domingo, novembro 25

Reflexões sobre casamento e divórcio ::: Anderson



Não existe a opção do divórcio para quem não ama a si mesmo...

O nível de união e intimidade que Deus nos propõe através do casamento, está acima de qualquer outro tipo de relacionamento. Nem com nossa mãe somos uma só carne, se discordas case-se com sua mãe.

Afirmamos que o amor é só de mãe porque não entramos em uma relacionamento para amarmos de uma forma única, fiel e sacrificial, entramos com reservas, entramos pensando no dia que sairemos desse barco quando nossos interesses não forem satisfeitos.

Se você não está pronto para amar seu cônjuge acima de todas as outras pessoas da sua vida, não é de se espantar nunca teres provado o que de fato significa um matrimônio e também deixa claro a razão de um divórcio.

Casamento não é para quem encontra a pessoa certa, mas para quem é a pessoa certa através da construção realizada em Cristo... Casamento não é uma questão de vontade ou necessidade, é assumir responsabilidades, é está em processo intencional de amadurecimento, é entender que a partir do matrimônio duas pessoas formam um só destino.

Só existe divórcio quando existe desobediência ao mandamento que levam dois a tornarem-se um através do amor que não se fundamenta nos próprios interesses.

O divórcio só é uma realidade onde existem dois indivíduos que habitam no mesmo lugar, mas que possuem corações divergidos. A força que nos impõe a separação é o fato de nunca ter existido a unidade, mesmo depois de casados continuaram sendo dois em tudo, cada um focado em seu próprio mundo; quanto à ordenança de Deus para o matrimônio é que na benção Dele reside o poder que funde dois corações em uma só existência justamente por serem diferentes, a unidade é real através de partes distintas, não existe unidade na igualdade.

O pecado do divórcio é a desobediência ao primeiro mandamento para o casamento: E os dois serão uma só pessoa... Gênesis 2.24, a separação revela que nunca houve de fato a união, uma vida, a fusão de dois corações que formou um, houve apenas um contrato que será anulado.

É fácil ter um casamento de sucesso: Ame seu cônjuge acima de todas as outras pessoas da sua vida, acima dos seus filhos, acima dos seus pais, acima dos seus amigos, acima de você mesmo... ao ponto de se vê nele, nisso se dá o que a palavra diz sobre ser uma só pessoa, uma só carne, um só corpo.

Casamento não é para quem deseja ser feliz, mas para quem quer fazer alguém feliz; nisto reside a felicidade de quem de fato ama.

O nível de união e intimidade que Deus nos propõe através do casamento, está acima de qualquer outro tipo de relacionamento. Nem com nossa mãe somos uma só carne.

Homem, empodere a opinião de sua esposa e usufruirás da verdadeira autoridade [...] que não é imposta, mas conquistada. Conceda a ela o direito de dizer-lhe que não és tudo que pensas ser, e seja humilde para reconhecer a necessidade de mudança e amadurecimento; só assim terás o usufruto da plenitude matrimonial.

Não consigo viver sem mim mesmo, eis o motivo pelo qual o casamento pela ótica de Deus não pode chegar ao divórcio [...], ou nunca experimentei a realidade de me tornar uma só pessoa com minha esposa.

O peso do divórcio não é ele em si mesmo, mas o fato de não ter amado de tal forma ao ponto de “tornarem-se um” [...], pois não se pode divorciar de si mesmo. O divórcio mostra que nunca existiram os dois que se tornaram um, mostra apenas os dois que continuaram centrados em si mesmos, e por isso nunca construíram um lar, uma unidade que revela o amor análogo entre Jesus e a Igreja.

A força de uma família não está em uma casa, está em um lar.

Anderson

Um comentário: